domingo, 19 de outubro de 2008

Castellers

Televisões a postos!


Comecemos então a festa!
A Colla dels Castallers de Sants (os borinots) festejou hoje o seu 15º aniversário. Na sexta feira passada fui ao ensaio deste grupo onde explicaram-nos o básico para entender o funcionamento destes castelos humanos. A festa começou com a entrada dos três grupos que participaram. Primeiro pelos anfitriões e de seguida os outros dois grupos que vieram ajudar. A entrada foi feita com um pilar por cada "colla":

Depois vieram as torres. Não tirei fotos de todas as torres mas deixo alguns exemplos. Primeiro (e espero não estar a dizer um nome errado) um 3 de 8 que significa que tem 8 pisos e cada piso tem 3 elementos:

A primeira vez que olhei para uma torre tive que contar várias vezes para conseguir encontrar os 8 pisos. Eu explico: o primeiro, a base, é o maralhal todo que está no chão. Depois podemos contar os pisos com 3 elementos, neste caso 4 pisos. Depois há um piso com 2 elementos. Em cima mais dois pisos apenas com um elemento. (Poupo os nomes técnicos que cada elemento da torre tem) Estes dois últimos são sempre corajosos meninos ou meninas de 3 ou 4 anitos.
O ponto alto da tarde foi com a "colla" anfitriã a fazer um 3 de 9 com foldre (não sei a tradução). O foldre é uma segunda base no segundo piso para aguentar o peso da torre:

Pode-se ver os meninos pequenos na fila para começar a trepar pelas costas dos mais velhos. Uma torre só está completa se se consegue carregar e descarregar a torre, ou seja, construir e desfazer a torre. Durante a construção, músicos acompanham a formação dos pisos e as melodias mudam conforme o grupo está a construir ou desfazer a torre. A função disto é dar informação aos elementos do ponto de situação dos companheiros. A construção está completa quando o menino do último piso levanta a mão.
E depois de descarregar, a festa foi grande! Se não estou em erro, foi a primeira vez que conseguiram carregar e descarregar um 3 de 9 com foldre.

Faltaria explicar um pouco sobre os castallers, mas este post já está demasiado grande!! Apenas refiro que esta tradição catalã se está a começar a espalhar pelo mundo havendo collas na Argentina, Chile, França e Canadá.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já começas a falar à imigrante?? ai ai....

J disse...

Não percebi. Explique-se por favor. Erros ortográficos? Esses já os cometia antes de vir para cá!