quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia de St. Jordi

Hoje é o dia de St. Jordi, o dia em que na Catalunha se celebram várias coisas entre as quais o dia dos namorados. Segundo a tradição, neste dia os meninos oferecem flores às meninas e estas oferecem livros aos meninos. É bonito ver neste dia todas as raparigas de rosa na mão.
Claro que para isso há uma barraquinha em cada esquina para a venda das rosas.



Mas este dia é uma festa, e realizam-se vários espectáculos durante todo o dia como concertos,

transmissões televisivas e programas de rádio

As raparigas oferecem livros aos rapazes e a venda de livros também é um dos principais pontos de interesse do día, sendo este um dos dias do livro. Claro que também existem imensos locais onde se podem comprar livros. No centro fazem-se sessões de autógrafos e leituras de excertos de livros.
Claro que quando se fala de literatura, o tema do idioma está fortemente ligado ao dia e várias actividades durante o dia têm como assunto principal a língua catalã e daí claro, a independência da Catalunha.


E claro, na Catalunha tem que haver uma manifestação, senão não tem piada nenhuma.

Comprámos uma rosa para a nossa menina da casa que já tinha recebido poucas...


Se calhar deveria explicar o porquê das rosas, livros, dragões, espadas... mas fica para vossa investigação. Ou para o próximo ano...

1 comentário:

Isabel Vicente Pinto disse...

"Para o próximo ano" quer dizer que tencionas ficar... Não resisto mandar este video: http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=2539741 - gosto do exemplo :)